Pular para o conteúdo principal

Polícia para quem precisa de Polícia


Como acontece todos os dias, por volta das 6 da tarde, comecei a arrumar minhas coisas, organizar minha sala, desligar os computadores para, então, poder ir para casa. Achei que seria um fim de tarde comum. Eu sairia, meus pais estariam com o carro parado do outro lado da rua, me esperando. O carro estava lá. Minha mãe também. Até aí nada de estranho, se não fosse o fato de minha mãe - que está sempre corada e com um sorriso no rosto - estar pálida e trêmula. Preocupei-me, quis logo saber o que a havia deixado naquele estado. Ela começa a contar, ainda um pouco assustada. Há menos de vinte minutos, depois de sair do trabalho e antes de vir até a Unicentro me buscar, ela havia passado em uma papelaria, perto do terminal de ônibus no centro da cidade. Um lugar movimentado, onde principalmente naquele horário, ainda muitas crianças e trabalhadores aguardam seus ônibus para voltarem para suas casas depois de mais um dia de labuta. Tudo parecia estar como de costume, até que ela se surpreende com um moço de boa aparência, bem vestido, estatura média, cabelos loiros e olhos claros. O rapaz que a primeira vista parecia ser somente mais um trabalhador que acabara de sair de seu expediente, aproximou-se de uma "pampinha", aquele modelo de carro antigo da marca Ford, onde estavam um senhor de meia idade e um menino de 13 anos. Com um soco, ele tentou quebrar o vidro do lado do motorista, sem sucesso. Não foi o bastante para intimidá-lo. Pegou, então, uma pedra e atirou-a no para-brisa, trincando-o inteiro. Como não obteve resultado em nenhuma das duas tentativas, o rapaz forçou até conseguir abrir a porta, e quando conseguiu, tirou o motorista de dentro do veículo pelo pescoço. Nesse momento, o menino que estava junto saiu do carro e começou a gritar por ajuda. Para surpresa- e desespero- de quem assistia a cena, o agressor ainda tirou de dentro da blusa um facão e começou a golpear o senhor, que nada podia fazer para se defender. Deu-lhe dois golpes no rosto e um na nuca, enquanto aos prantos, o menino gritava por socorro e pedia pela vida do pai.
Muito prestativos, os funcionários da farmácia tiraram o menino da rua, a fim de que ele não presenciasse mais aquela cena, ligaram para a polícia, colocaram o menino ao telefone para que pedisse por ajuda. Nada podiam fazer a não ser chamar pessoas aptas a controlar esse tipo de situação.
Minha mãe que a essas alturas, ajudava a acalmar o menino dentro da farmácia, também tentou pedir a ajuda da polícia. Todas as tentativas em vão, pois o agressor cessou os golpes, fugiu levando uma caixa de ferramentas, o senhor teve seus curativos feitos pelos rapazes da farmácia e a polícia... nem sombra!
Nos quinze minutos seguintes em que minha mãe esteve lá, a polícia não havia dado nenhum sinal.
Muito me revolta a displicência dessas pessoas que são ditas responsáveis pela segurança da população. Em lugares de bastante movimento como é o caso dos arredores de um terminal de transporte coletivo, era papel da polícia estar fazendo ronda durante todo o dia.
Garantir a segurança das pessoas não é só "passear"nas redondezas de escolas em horário de entrada e saída dos alunos.
Garantir a segurança das pessoas é atender seu chamado quando necessário. É ter profissionais comprometidos.
É claro que não podemos generalizar e que sabemos que existem profissionais que realmente se empenham e se importam com seu trabalho... Mas são nessas situações que eles precisam mostrar eficiência.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESUMO DA OBRA "VÁRIAS HISTÓRIAS", DE MACHADO DE ASSIS

Joaquim Maria Machado de Assis nasceu em 21 de junho de 1839, na cidade do Rio de Janeiro. Filho de família pobre e mulato, sofreu preconceito, e  perdeu a mãe na infância, sendo criado pela madrasta. Apesar das adversidades, conseguiu se instruir. Em 1856 entrou como aprendiz de tipógrafo na Tipografia Nacional. Posteriormente atuou como revisor, colaborou com várias revistas e jornais, e trabalhou como funcionário público. Foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. Algumas de suas obras são Memórias Póstumas de Brás Cubas , Quincas Borba , O Alienista , Helena , Dom Casmurro e Memorial de Aires . Faleceu em 29 de setembro de 1908. Contexto Histórico Várias histórias foi publicado em 1896, fazendo parte do período realista de Machado de Assis. Os contos da obra são profundamente marcados pela análise psicológica das personagens, além da erudição e intertextualidade que transparecem, como por ex., referências à música clássica, a clássicos da literatura, bem c

Pintores Paranaenses

A partir do século XIX, a pintura passou a se desenvolver no Paraná, incentivada por pintores como o imigrante norueguês Alfredo Andersen, e Guido Viaro, o segundo vindo da Itália. Ambos dedicaram-se ao ensino das artes visuais, além de pintarem suas obras inspiradas principalmente nas paisagens e temas do cotidiano paranaense. Responsáveis também pela formação de novas gerações de artistas no estado, como o exemplo de Lange Morretes, Gustavo Kopp e Theodoro de Bona, todos nascidos no Paraná. Alfredo Andersen, apesar de norueguês, viveu muitos anos em Curitiba e Paranaguá, e ainda hoje é tipo como o pai da pintura paranaense. Foi ele o primeiro artista plástico atuar profissionalmente e a incentivar o ensino das artes puras no estado. Ele se envolveu de forma muito intensa com a sociedade paranaense da época em que viveu, registrando sua história e cultura. Rogério Dias, outro grande exemplo, sempre foi autodidata, sua trajetória artística tem sido uma soma de anos de paciente

“Esta terra tem dono!”

Do alto, o Cacique Guairacá observa a cidade. Imortalizado em bronze, junto ao seu lobo, ele vigia os moradores e dá boas vindas aos visitantes. Sem dúvida ele é o símbolo de Guarapuava, que traz suas raízes indígenas estampadas até no nome. Uma das vertentes históricas, afirma que o Cacique Guairacá, viveu por estas terras em meados do século XVII. Nessa época, o tratado de Tordesilhas dividia a América do Sul ao meio (ou nem tanto) e Guarapuava se situava em terras espanholas. E como toda grande colonização desta época, havia a opressão indígena – seja a escravização por armas ou pela catequização, tiveram sua cultura esmagada pelo cristianismo europeu.  E também como no Brasil inteiro, houve resistência por parte dos índios. Mas ao contrário do resto da América, aqui tinha o Cacique Guairacá, que complicou muito a vida dos colonizadores.  Armado com lanças e arco e flecha, ele comandou embates aos berros de “CO IVI OGUERECO YARA!” (ou “Esta terra tem dono”). E o