Pular para o conteúdo principal

E viva os santos de junho!


Conheça a origem das festas juninas
Karoline Fogaça

Se no verão, o mês da comilança é dezembro, por causa do Natal e do Ano novo, no inverno, junho é o mês mais saboroso, por causa das festas juninas. Essas festas homenageiam três santos católicos: Santo Antônio (dia 13), São João Batista (dia 24) e São Pedro (dia 29), os quais são alvos de simpatias e promessas nesse mês.
No entanto, a origem das comemorações nessa época do ano é anterior à era cristã. No hemisfério norte, várias celebrações pagãs aconteciam durante o solstício de verão, ou seja, o dia mais longo e a noite mais curta do ano, que ocorre nos dias 21 ou 22 de junho no hemisfério norte. Diversos povos da Antiguidade, como os celtas e os egípcios, aproveitavam a ocasião para organizar rituais em que pediam fartura nas colheitas.
Quando os portugueses chegaram ao Brasil, os índios que habitavam aqui também faziam importantes rituais durante o mês de junho. Eles tinham várias celebrações ligadas à agricultura, com cantos, danças e muita comida. Com a chegada dos jesuítas portugueses, os costumes indígenas e o caráter religioso dos festejos juninos se fundiram.
No começo, as festas eram chamadas de Joaninas, especialmente em homenagem a São João, depois o nome mudou pra Junina, em referência ao mês de junho.
É por isso que as festas celebram santos católicos e oferecem uma variedade de pratos feitos com alimentos típicos dos nativos, cheia de grãos e raízes. Nesse aspecto, é clara a influência brasileira na alimentação. Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados são feitos com ele. Pamonha, cural, milho cozido, canjica, pipoca e bolo de milho são alguns exemplos. Mas além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim e de mandioca, pinhão, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, batata doce e muito mais. 
Alguns acham que é uma festa essencialmente brasileira, mas esta possui diversas influências estrangeiras. A quadrilha tem origem francesa, nas danças de salão do século 17. Em pares, os dançarinos faziam uma sequência coreografada de movimentos alegres. O estilo veio para o Brasil com os nobres portugueses, e foi sendo adaptado até fazer sucesso nas festas juninas. A tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo à dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.  
Mais antigo que tudo isso, é a história sobre a origem da fogueira. Santa Isabel (mãe de São João Batista) disse à Virgem Maria (mãe de Jesus) que quando São João nascesse acenderia uma fogueira para avisá-la. Maria viu as chamas de longe e foi visitar a criança recém-nascida.
 A valorização da vida caipira nessas comemorações reflete a organização da sociedade brasileira até meados do século 20, quando 70% da população vivia no campo.
Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se e formando um dos aspectos culturais dos brasileiros. Cada região do país tem suas características particulares. Na região Nordeste, as festividades também são importantes economicamente, pois muitos turistas visitam cidades nordestinas para acompanhar os festejos. 

Em festas juninas, as tradições são sempre muito importantes, mas temos que lembrar que hoje há uma tradição que está proibida por lei pelo perigo que ela representa, a soltura de balões. Eles são muito bonitos, mas raros de se ver, pois o risco de incêndio nesses objetos é grande e o que todos querem é aproveitar as comemorações em segurança.


Ilustração: Mauricio de Souza 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESUMO DA OBRA "VÁRIAS HISTÓRIAS", DE MACHADO DE ASSIS

Joaquim Maria Machado de Assis nasceu em 21 de junho de 1839, na cidade do Rio de Janeiro. Filho de família pobre e mulato, sofreu preconceito, e  perdeu a mãe na infância, sendo criado pela madrasta. Apesar das adversidades, conseguiu se instruir. Em 1856 entrou como aprendiz de tipógrafo na Tipografia Nacional. Posteriormente atuou como revisor, colaborou com várias revistas e jornais, e trabalhou como funcionário público. Foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. Algumas de suas obras são Memórias Póstumas de Brás Cubas , Quincas Borba , O Alienista , Helena , Dom Casmurro e Memorial de Aires . Faleceu em 29 de setembro de 1908. Contexto Histórico Várias histórias foi publicado em 1896, fazendo parte do período realista de Machado de Assis. Os contos da obra são profundamente marcados pela análise psicológica das personagens, além da erudição e intertextualidade que transparecem, como por ex., referências à música clássica, a clássicos da literatura, bem c

Pintores Paranaenses

A partir do século XIX, a pintura passou a se desenvolver no Paraná, incentivada por pintores como o imigrante norueguês Alfredo Andersen, e Guido Viaro, o segundo vindo da Itália. Ambos dedicaram-se ao ensino das artes visuais, além de pintarem suas obras inspiradas principalmente nas paisagens e temas do cotidiano paranaense. Responsáveis também pela formação de novas gerações de artistas no estado, como o exemplo de Lange Morretes, Gustavo Kopp e Theodoro de Bona, todos nascidos no Paraná. Alfredo Andersen, apesar de norueguês, viveu muitos anos em Curitiba e Paranaguá, e ainda hoje é tipo como o pai da pintura paranaense. Foi ele o primeiro artista plástico atuar profissionalmente e a incentivar o ensino das artes puras no estado. Ele se envolveu de forma muito intensa com a sociedade paranaense da época em que viveu, registrando sua história e cultura. Rogério Dias, outro grande exemplo, sempre foi autodidata, sua trajetória artística tem sido uma soma de anos de paciente

Falando "guarapuavês"

Como boa nortista do Paraná, não pude deixar de reparar nas expressões guarapuavanas, que até então eu não ouvia na minha região. No começo, eu estranhava o jeito que o pessoal fala por aqui, e até hoje rio de algumas palavras que eles usam para se expressar. O curioso é observar como nós absorvemos com facilidade outras culturas quando passamos algum tempo inseridos nelas. Estou em Guarapuava há quase dois anos, e a única coisa que falta para eu me inserir de vez na cultura daqui é pronunciar as palavras com terminação “e” e “o” da mesma forma como nós a escrevemos (leitE, gentE, quandO). Eu escolhi algumas expressões (e seus significados) que, a meu ver, são os mais usados nas conversas guarapuavanas. Abaixo seguem essas expressões, e alguns exemplos de como o pessoal as usa entre uma frase e outra. Se você, como eu, não é de Guarapuava, com certeza já reparou que o pessoal fala assim o tempo todo. Se ainda não conhece Guarapuava mas pretende vir pra cá um dia, é interessan