28.12.13

Paulo Leminski



“Escrevo. E pronto.
 Escrevo porque preciso,
 preciso porque estou tonto.
Ninguém tem nada com isso.
 Escrevo porque amanhece,
E as estrelas lá no céu Lembram letras no papel,
 Quando o poema me anoitece.
 A aranha tece teias.
O peixe beija e morde o que vê.
 Eu escrevo apenas.
Tem que ter por quê?”

Desta maneira, Paulo Lemisnki escrevia, assim como disse em seu poema acima, Razão de Ser, escrevia porque precisava.
Lemiski nasceu na capital Curitiba, no dia 24 de agosto de 1944. Teve em sua bagagem inúmeras poesias, foi um critico literário, professor, tradutor, pois falava seis línguas estrangeiras, entre elas inglês, francês, latim, grego, japonês, espanhol e como se não bastasse, era faixa preta em Judô.
Suas poesias possuem uma originalidade que os tornam ainda mais interessantes, Paulo gozava muito de ditados franceses, fazia haicais, trocadilhos e preferia fazer poemas breves.

“não discuto
com o destino
o que pintar
eu assino”.

Com o passar do tempo Paulo descobriu que também possui dom para ser letrista e músico. Em 1981, Verduras, nome dado para uma de suas composições, foi gravada por Caetano Veloso.

“De repente me lembro do verde da cor verde a mais verde que existe a cor mais alegre a cor mais triste o verde que vestes o verde que vestiste o dia em que te vi o dia em que me viste...”.

http://www.youtube.com/watch?v=XG2Y9ZKzOvM

Caetano foi apenas um de seus parceiros na música, Leminski teve parceria com o grupo A Cor do Som, a banda de punk rock Beijo AA Força, Paulinho Boca de Cantor, Blindagem, Susana Sales, entre outros e teve convivência com Régis Bonvicino, Gilberto Gil, Moraes Moreira, Itamar Assumpção, José Miguel Wisnik, Arnaldo Antunes, Wally Salomão, Antônio Cícero, Antonio Risério, Julio Plaza, Reinaldo Jardim, Regina Silveira, Helena Kolody, Turiba, Ivo Rodrigues.

Além de tudo, Lemiski escreveu um livro infanto-juvenil, Guerra dentro da gente. Trabalhou como colunista no Jornal de Vanguarda, na Rede bandeirantes e após dedicar-se a língua japonesa, escreveu uma biografia sobre o livro de Bashô.
No dia sete de junho de 1989, Paulo Lemisnki faleceu devido ao agravamento de uma cirrose hepática que o acompanhou por vários anos. Deixou para nós todos os seus estudos, suas palavras e sua história de vida, que hoje, são eternizadas em documentários e biografias feitas sobre ele. Um dos documentários feitos sobre Lemiski é Ervilha da Fantasia - Documentário de Werner Schumann, que está disponível no YouTube para quem se interessar pela história do autor.

http://www.youtube.com/watch?v=zkl57-hC3ko

27.12.13

Ano Novo, Tradições Antigas

Entra e sai ano, e lá estão elas, as tradições de fim de ano que nunca saem de moda, a roupa branca, a romã, a lentilha, estão quase sempre presentes. Mas muitas vezes fazemos esses e outros rituais sem termos nem ideia do que eles significam para nossas vidas. Por isso agora, vamos ver algumas dessas simbologias e significados:

Romã: coma sete sementes de romã e guarde-as com você na carteira até o próximo Réveillon se seu objetivo for dinheiro. O número sete é muito importante quando você faz simpatias, pois além dos sete chacras, ainda tem sete dias da semana.

Lentilha: Se você visa ter um ano farto e com muita comida, uma colher de lentilha na ceia de Ano Novo promete ser tiro e queda – uvas e avelãs também são consumidas para pedir fartura.

Pular sete ondas: Segundo os gregos, o mar tem um poder espiritual e pode renovar nossas energias, mas foram os africanos que trouxeram a tradição de pular as ondas. E por que sete? É um número espiritual e, ao pular as ondas, você invoca iemanjá, que dá forças para passar por cima das dificuldades do ano que está por vir.

Roupa branca: a tradição de usar roupa branca no Réveillon veio das tribos africanas, que usavam trajes brancos, que significa paz e purificação espiritual.

Vinho ou Espumante: nas religiões cristãs, o vinho é considerado sabedoria e vida. E por serem feitos com uvas, acredita-se que traz sorte e prosperidade para o novo ano.

Frutas secas ou cristalizadas: figo, pêssego, ameixa, damasco e maça, por exemplo, significam sorte e fartura para o próximo ano.

Evitar consumo de aves: os supersticiosos acreditam que na noite do Ano Novo não se deve consumir galinhas ou frangos, por exemplo, pois elas ciscam para trás e isso significa atraso na vida. Aposte em carne de porco ou peixes que se movimentam sempre para frente.


Por Diana Pretto

23.12.13

Países na Copa: Costa Rica

Faltam menos de seis meses para a Copa do Mundo 2014 da FIFA começar, e o Gorpacult continua sua série contando um pouco mais da cultura de cada um dos 32 países que farão parte da competição. Dessa vez, a Costa Rica é o país abordado.
                A ilha onde se localiza a Costa Rica foi descoberta e batizada por Cristóvão Colombo, em sua quarta expedição à América. Foi chamada assim pela grande abundancia de ouro que continha em seu território. Foi anexada como província à Guatemala, e só veio a adquirir sua independência no ano de 1821.
                A Costa Rica faz parte da América Central, possui 51.100km² de área territorial e uma população de mais de quatro milhões de habitantes. Sua fauna e flora são ricas em diferentes espécies, principalmente as orquídeas: são mais de 1000 espécies diferentes da planta. Além disso, o país tem diversas reservas naturais e leis de proteção ao meio ambiente, não é a toa que o Rio Savegre, localizado a 130km da capital San José, foi eleito o rio mais limpo do continente americano.
                A economia costarriquenha sempre foi a base de exportações de produtos como banana, abacaxi e café. Porém, nos últimos anos o que mais cresce no país é o turismo, já que o país oferece diversas opções de entretenimento turístico, que vão desde vulcões até as antigas construções espanholas.
                Outro fato interessante sobre a Costa Rica é o de que é um dos poucos países do mundo a não possuir exército. As forças armadas foram abolidas em 1948 e continuou assim desde então, a segurança do país é feita pela guarda civil. A Costa Rica é uma república presidencialista democrática, e a atual presidente é Laura Chinchilla Miranda, primeira mulher a governar o país, eleita em 2010.
                O futebol é o esporte mais popular da Costa Rica. Essa será a quarta vez que o país disputará uma Copa do Mundo,
sua melhor campanha foi em 1990, quando a seleção costarriquenha conseguiu passar da primeira fase e caiu nas oitavas-de-final. A sorte não acompanhou o país nesse ano, e no sorteio dos grupos a Costa Rica ficou no temível grupo da morte, com Itália, Uruguai e Inglaterra. Apesar disso, os torcedores estão confiantes de que a Costa Rica pode surpreender, suas maiores esperanças estão nos pés de Bryan Oviedo, lateral do Everton, da Inglaterra e principalmente do atacante Joel Campbell, que atualmente joga pelo Real Bétis, da Espanha.

20.12.13

Traduções Natalinas



PAPAI NOEL
O bom velhinho foi inspirado em um bispo chamado Nicolau, ele, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas.
Além de ter sido transformado em santo (São Nicolau) após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele.

CEIA DE NATAL
Na Europa, muito antigamente, as pessoas deixavam a porta de casa aberta na noite de Natal para que viajantes e pessoas pobres pudessem participar da ceia. E até hoje, a ceia é um momento de confraternização entre amigos e familiares. 

ESTRELA-GUIA
A estrela-guia representa a estrela que ajudou os Reis Magos a chegar à manjedoura onde
nasceu Jesus. Ela os guiou com sua luz, por isso traz no nome a palavra "guia".

ÁRVORE DE NATAL
De acordo com a tradição católica, a árvore de Natal deve ser montada a partir do dia 30 de novembro, que é o começo do período do advento. Ela simboliza paz, alegria e esperança.

ESTRELAS
Simbolizam as luzes que harmonizam os ambientes.
E cada cor usada nos enfeites, também tem seu significado: como a cor ouro, que está ligada ao Sol, associado à evolução do espírito, o verde, que representa o poder da renovação e o vermelho que tem a ver com o fogo e com o amor divino.
A estrela de seis pontas simboliza a paz.

A COROA DE NATAL OU GUIRLANDA
Uma guirlanda pendurada na porta de casa indica a presença do Menino Jesus naquele lar.

PANETONE
O bolo recheado de frutas secas, uvas ou chocolate é uma tradição do Natal italiano. Ele foi criado na cidade de Milão, não se sabe ao certo por quem.

REIS MAGOS
Foram os primeiros a visitar o Menino Jesus, levando-lhes presentes: a mirra, resina extraída da árvore de mesmo nome, em sinal de sua humanidade; o incenso, para representar a divindade do Menino Jesus; e o ouro, em homenagem à sua realeza.

SINOS
As badaladas dos sinos de Natal representam a mensagem "Nasceu Jesus!". Além disso, acredita-se que o som dos sinos possa afastar
tudo de ruim e trazer boa sorte.

VELAS
Muitos povos usam o fogo para exorcizar os maus espíritos.


Por: Diana Pretto 

17.12.13

Asa, um representante do skate em Guarapuava

Fs noseslide no champ do chabelo 

Mario Kreb Noronha Junior, mais conhecido como Mario Asa, tem 24 anos de idade e 16 de skate. Natural de Guarapuava, o skatista conta que teve uma infância ótima e que a família nunca deixou de apoiá-lo em suas decisões. O esporte que escolheu praticar foi por muito tempo sua única fonte de renda, as conquistas foram tantas que Asa não lembra ao certo quantos campeonatos já ganhou, pois até pelas ruas de Barcelona o atleta guarapuavano já andou.

Como começou a andar de skate e qual a sua modalidade?
Comecei em Guarapuava mesmo com a rapaziada aqui no bairro. Desde então não parei mais de andar com o carrinho, pra qualquer lugar que eu ia o meu skate estava junto. Depois de um tempo,  eu escolhi seguir a modalidade street que baseia-se em obstáculos encontrados na rua, tais como bordas, corrimões, paredes inclinadas e saltar escadarias. Também pode ser praticado em pistas com obstáculos que simulam situações encontradas na rua.
Você já passou por alguma dificuldade onde o skate tenha te “salvado”?
O skate sempre esteve presente em minha vida, é difícil ficar longe do carrinho,ele sempre me ajudou em tudo. Teve uma época em que eu fiz uma cirurgia e tive que ficar um tempo sem andar, foram os piores meses da minha vida. Mas eu criava forças para me recuperar logo, o skate foi em todos os momentos a minha maior motivação.

Mesmo com o esporte ganhando reconhecimento, o fato do skate estar ligado com a marginalidade ainda está na mente de algumas pessoas. Você já sofreu algum tipo de preconceito?
Já sofri vários, mas as recompensas que vem através dele são as melhores, não tem porque perder tempo com pessoas que não tem mente pra aceitar um esporte que só tem pontos positivos.

Quando conseguiu seu primeiro patrocínio, atualmente você possui um?
Meu primeiro patrocínio foi em 2003, uma loja de skate local me deu um grande apoio. O fato de o patrocínio estar em falta fez com que eu tivesse que procurar outro trabalho, atualmente concílio o skate com o “trampo” em uma loja de motos que é do meu irmão.  Mas essa vida não é fácil não, o atleta tem que dar o sangue.

O que acha do desenvolvimento do skate no Brasil?
Graças a muitas marcas que tem uma ampla visão do skate, conseguimos andar hoje em dia com peças nacionais de alta tecnologia, fazendo com que os atletas tenham mais facilidade com o skate. Sem falar no numero de atletas que temos aqui no Brasil com nível mundial.

Conversar com Mario Asa foi um grande prazer, homem que ainda possui um estilo de moleque , um grande destaque do esporte não só na cidade de Guarapuava mas por toda a região. O skate brasileiro está cada vez mais valorizado, apoio para esses skatistas é algo que não deveria faltar.


Texto: Amanda Bastos Maciel
Foto: Manoel Martins 


13.12.13

Coca-Cola

Coca-Cola, a bebida mais famosa do mundo, a marca considerada por muito tempo, como a mais rentável de todas, foi criada em 1886, pelo farmacêutico John Pemberton. Ele que adorava manipular fórmulas medicinais, ao pesquisar a cura para dores de cabeça, fez uma mistura líquida de cor caramelo, então, a levou em sua farmácia onde oferecia a seus clientes aquela espécie de xarope por 5 centavos o copo. Jamais podendo imaginar o sucesso que aquele produto se tornaria.
Frank Robinson, contador de Pemberton, batizou a bebida de Coca-Cola, escrevendo o nome com sua própria caligrafia que se mantém até hoje. A data oficial de nascimento da Coca-Cola fica sendo 08/05/1886.
Em 1894, ao procurar um meio de levar a Coca-Cola para um piquenique, um comerciante de doces tornou-se a primeira pessoa a engarrafar a Coca-Cola, trazendo com essa inovação, um novo conceito de mercado, que levou a Coca-Cola para uma distribuição mais ampla. A inconfundível garrafa de Coca-Cola, conhecida em todo mundo, foi desenhada em 1916 pela Root Glass Company, que levou em conta seu fácil manuseio. Na época, devido às suas curvas, apelidaram a garrafa de Coca-Cola de Mae West, comparando-a à famosa atriz de cinema daquela época, conhecida por sua sensualidade.
Desde que a Coca-Cola usou o slogan "Deliciosa e Refrescante", no ano de 1886, a sua publicidade vem refletindo alegria e as coisas boas da vida, entre elas estão:


"A pausa que refresca"
"Isto faz um bem"
"Tudo vai melhor com Coca-Cola"
"Isso é que é "Coca-Cola dá mais vida"
"Abra um sorriso"
"Coca-Cola é isso aí"
"Emoção pra valer"
"Sempre Coca-Cola"
"Curta Coca-Cola"
"Gostoso é Viver"
"Essa é a Real"

Já no Brasil, a primeira fábrica de Coca-Cola foi instalada em 1942, na cidade do Rio de Janeiro. De 1945 até hoje, as franquias da Coca-Cola espalharam-se por todo o país, existindo atualmente 18 grupos de Fabricantes que operam 38 fábricas e 141 linhas de produção.
Aqui, os consumidores bebem anualmente 6,2 bilhões de litros, estando em terceiro colocado no ranking mundial de vendas dos produtos Coca-Cola atrás apenas de estados Unidos e México.
O sistema Coca-Cola no Brasil gera 26 mil empregos diretos e mais de 200 mil indiretos, atendendo a cerca de 1.000.000 de pontos-de-venda. Sendo que no Brasil o Sistema Coca-Cola detém mais de 50% do mercado total de refrigerantes.


Confira abaixo o link, com 125 curiosidades sobre a Coca-Cola!

Por: Diana Pretto

11.12.13

Breaking Bad e a nova era televisiva

Você já deve ter ouvido falar nesse nome ultimamente, seja numa conversa na faculdade, num post em algum lugar da internet, ou na incessante indicação de um amigo “é a melhor série! Você tem que assistir”. Breaking Bad, a série de TV de maior repercussão dos últimos tempos,  chegou ao fim, mas deixou como herança uma legião de fãs e a certeza de que agora, as séries de TV são vistas também como forma de arte, condição antes atingida apenas pelo cinema.
Breaking Bad não foi o único responsável pela inversão midiática que está ocorrendo: onde a televisão está investindo em programas originais e de qualidade quase hollywoodiana, e na migração dos atores de cinema para a TV e da TV para o cinema. Tudo isso começou em 1999,  com a série original da HBO recordista de público da TV paga até hoje, The Sopranos. A premiada série que conta a vida de Tony Soprano, um mafioso ítalo-americano de Nova Jérsei, foi quem abriu o caminho e permitiu que outras séries como Dexter, The Walking Dead e Breaking Bad, fossem criadas.
Breaking Bad é o ícone da mudança das grandes produtoras de TV em tentar prender e criar um vínculo com o telespectador exibindo conteúdo de alta qualidade ao invés de programas vulgares e fúteis.
Essa atitude parece estar funcionando e os canais estão conseguindo criar relações de fidelidade com os telespectadores, ao contrário das produtoras de filmes que não conseguem criar um laço com o público (exceção à Disney). As pessoas esperam pela nova série da AMC ou HBO, mas ninguém fica ansioso pelo novo filme da Paramount.
A série criada por Vince Gilligan conta a história de Walter White (Bryan Cranston), um brilhante químico que por arte do destino acabou virando um humilde professor em uma escola de ensino médio. Ele vê sua vida mudar ao descobrir ser portador de um câncer de pulmão terminal. Desesperado ao perceber que sua família passará por dificuldades financeiras após sua morte, Walter decide fazer o que for necessário para que isso não aconteça, e começa a usar suas habilidades de químico a favor do crime, montando um laboratório de drogas para ganhar dinheiro. Episódio após episódio a trama fica cada vez mais emocionante e emblemática. Breaking Bad teve cinco temporadas com episódios de 50 minutos em média e foi sucesso absoluto ao redor do mundo.

7.12.13

Países na Copa: Bélgica

        Com o lema, no Brasil futebol também é cultura, o GorpaCult continua sua série , que conta um pouco mais sobre a cultura de cada país que participará da Copa do Mundo, e como o futebol está inserido nele.
     Dessa vez, vamos falar sobre a Bélgica, país europeu de 30.528 quilômetros quadrados e uma população de cerca de 10,7 milhões de habitantes divididos em três regiões: a Flandres a norte, onde se fala flamengo (neerlandês), a Valónia a sul, onde se fala francês, e Bruxelas, capital bilingue, onde o francês e o neerlandês são línguas oficiais.

     Bruxelas, com muitos prédios modernos e empreendimentos é sua capital, cidade mais populosa, e também, Centro da União Europeia, assumindo um posto que faz refletir a coragem e arrojo do povo Belga.
     Por todos seus anos, a Bélgica acumulou muitas riquezas, que serviram de investimentos para sua arquitetura e artes. Havendo importantes centros históricos nas cidades de Bruges, Bruxelas, Liège, Gent, Namur e Antuérpia. Nessas cidades, há a concentração de igrejas e edificações do período gótico. Na capital, Bruxelas, há 14 museus, entre eles o Museu Real de Arte e História que apresenta diversas coleções de Jan Bruegel, René Magrite, além de tapetes e esculturas do século XVI.  
     
      A Bélgica é muito famosa pelos seus chocolates, que são apreciados e considerados os melhores do mundo. O país produz mais de 1000 marcas de cerveja, sendo considerada referência nessa prática.
       O futebol é o esporte mais populoso da Bélgica, praticado desde o século 19. Sua Seleção foi fundada em 1904 e seu país conta com Anderlecht, Club Brugge e Standard de Liège como seus principais times, muitas vezes participando da elite do futebol mundial.

       Já em Copas do Mundo, a seleção Belga participou de 11 edições, com seu melhor desempenho sendo o quarto lugar em 1986, no México. E dessa vez, aqui no Brasil, promete surpreender, com apenas três gols sofridos nas eliminatórias se tornou cabeça de chave, e chega com uma chance até razoável de conquistar o título mais importante do futebol. 


Por: Diana Pretto

4.12.13

Sorteio dos grupos da Copa do Mundo 2014


Nesta sexta-feira, dia 6 de dezembro, as 32 seleções que disputarão a Copa do Mundo do Brasil em 2014 conhecerão seu destino. O sorteio que decidirá os grupos da Copa será realizado na Costa do Sauípe - BA, às 14h. Foram escalados para comandar a cerimônia de uma hora e meia o casal de atores Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert.
                Antes mesmo da FIFA divulgar como os sorteios seriam realizados, houve muita discussão sobre a separação dos potes e a mecânica do sorteio, pois pela primeira vez na história das Copas, oito seleções campeãs do mundo estarão presentes, aumentando assim, a dificuldade do torneio.
                Para efetuar um sorteio mais equilibrado, a FIFA decidiu mudar os critérios habituais. A nova divisão dos potes consiste nos parâmetros geográficos e esportivos que a entidade considera justos. Com as novas regras impostas para o sorteio, a probabilidade de três campeões mundiais caírem no mesmo grupo diminuiu consideravelmente.
                O pote 1 é formado pelas seleções cabeças de chave, definidas pelo ranking da FIFA, são elas: Alemanha, Argentina, Bélgica, Brasil, Colômbia, Espanha, Suíça e Uruguai. O segundo pote tem sete integrantes, cinco africanos mais Equador e Chile. O pote 3 terá quatro representantes asiáticos e mais quatro da CONCACAF (América do Norte e Central). Encerrando, o quarto pote terá nove seleções europeias.
Sorteio:
- o sorteio iniciará pelo pote 4, onde uma seleção europeia será realocada para o pote 2.
- em seguida, as seleções cabeças de chave, do pote 1, serão distribuídas do grupo A ao H.
- as quatro seleções sul-americanas que são cabeças de chave deverão ser colocadas em um novo pote, denominado pote X. Uma seleção será sorteada e o país europeu que foi sorteado para o pote 2 entrará no grupo dessa seleção.
- as seleções do grupo 2 serão sorteadas, porém Chile e Equador não poderão entrar em um grupo em que o cabeça de chave também seja sul-americano.
- os potes 3 e 4 serão sorteados normalmente.
Pote 1
Alemanha, Argentina, Bélgica, Brasil, Colômbia, Espanha, Suíça e Uruguai.
Pote 2
Argélia, Camarões, Chile, Costa do Marfim, Equador, Gana e Nigéria.
Pote 3
Austrália, Coréia do Sul, Costa Rica, Estados Unidos, Honduras, Irã, Japão e México.
Pote 4
Bósnia Herzegovina, Croácia, França, Grécia, Holanda, Inglaterra, Itália, Portugal e Rússia. 

 
| Design by Free WordPress Themes and Kurpias| Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes and Kurpias |