11.3.15

Na Colômbia, Nivaldo Krüger lança livro sobre a história do Paraná

Krüger escreveu sua história no Paraná, mais precisamente em Guarapuava. Fotógrafo, historiador, pesquisador, escritor e político, o catarinense fez jus aos seus títulos de Cidadão Honorário do Paraná e Cidadão Benemérito Municipalista do Paraná, assim como representou honradamente o cargo de prefeito da nossa cidade.

Há dois anos, Nivaldo lançou, em cerimônias realizadas em oito cidades do estado, o livro intitulado “Paraná Central: A primeira República das Américas”. A obra relata, com um novo olhar sobre a história paranaense, a ocupação dos jesuítas na região de Guarapuava, cidade que possui importância crucial na obra, sendo a base física do território da primeira república das Américas.  

A obra foi traduzida para o Espanhol e, agora, será divulgado em países da América do Sul, o primeiro lançamento já esta com data e país escolhidos: Colômbia, entre 12 e 15 deste mês, na cidade de Bogotá. A tradução da obra para o espanhol foi lançada oficialmente no ano passado, na ocasião da abertura dos trabalhos de 2014 no Parlamento do Mercosul, em Montevidéu, no Uruguai, data marcante por ter sido a  primeira vez que o Parlamento abriu espaço para a difusão de uma ação cultural.  

O livro de Nivaldo Krüger é patrocinado pelo Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, com apoio da Universidade Livre da Cultura. 

O Autor 
Nivaldo Krüger nasceu em Canoinhas (SC), mora com a família em Guarapuava desde a adolescência. Foi Vereador (1958/62), Prefeito de Guarapuava durante três mandatos (1964, 1973 e 1983), Deputado Estadual (1969/73), Federal (1979/82) e Senador da República (2003) pelo estado do Paraná. Além disso, exerceu outras funções públicas como presidente da Sanepar e da Paraná Ambiental. Foi fundador da Associação Comercial e Industrial de Guarapuava (ACIG), em 1964, e dez anos depois, da Associação dos Municípios do Paraná (AMP). 
É autor das seguintes obras: As Câmaras na Formação da Nacionalidade; Sudoeste do Paraná – História de Bravura, Trabalho e Fé; e Guarapuava – Seu Território, Sua Gente, Seus Caminhos, Sua História, além de inúmeras teses e artigos sobre o desenvolvimento do municipalismo e sobre a História do Paraná.






 Texto: Amanda Bastos Maciel



 
| Design by Free WordPress Themes and Kurpias| Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes and Kurpias |