23.10.15

Food Park Guarapuava


Se existe algo na vida melhor que comer bem, eu desconheço. Então, se você é do mesmo time que nós, redatores do Gorpa, vai ter uma certa simpatia com o evento que vai acontecer sábado (24) e domingo (25) no Parque do Lago.

O Food Park Guarapuava vai reunir food trucks, food bikes, chefs de cozinha e restaurantes locais, tudo isso para você aproveitar em um ambiente ao ar livre e animado por djs da Disconnect.

“Percebemos que já há um movimento de apropriação de espaços públicos como eventos em parques, com isso nossa expectativa é que haja uma adesão das pessoas da cidade, para eventos com propostas diferentes, como uma feira a céu aberto. Apoio de diversas empresas locais, de oficinais do LAB e a presença de ações de marcas nacionais como a H2OH! nos dá uma segurança que existe espaço e interesse por esse tipo de movimento”, conta Renata Nizer, organizadora do evento.

Além das atrações gastronômicas o evento também vai contar com a participação do LAB (Laboratório de Ideias da Prefeitura de Guarapuava), que irá promover oficinas gratuitas de fotografia, arduíno e de bonsai.  E para quem gosta de ouvir uma boa contacão de história poderá participar do projeto O Vem Ler Guarapuava, uma Kombi itinerante que leva leitura e contação de história para crianças.


Parceiros gastronômicos confirmados

Empório Dom Henrique (hamburgers especiais)
Pizza Rock
Restaurante Casa Vecchia (presente com comida mexicana e food bike de doces)
Docinho do Céu (Food Bike de doces)
Cacá Billek (Bolachas artesanais)
Lop’s – Cooking on Wheels – (Food Truck)_
H2Oh! (Bebida oficial oferecendo com drinks especiais)

O EVENTO
Dia: Sábado 24 de outubro a partir das 17h
e Domingo 25 de outubro a partir das 11h
Local: Cabana Coworking / parque do Lago
Guarapuava-PR
Para confirmar sua presença é só acessar aqui: 


Texto: Amanda Bastos Maciel 




20.10.15

Guarapuava segue com programação especial para Outubro Rosa


O mês de outubro está sendo marcado pelas campanhas de prevenção ao câncer de mama

Em Guarapuava, diversas campanhas já foram realizadas, e para dar continuidade a programação do outubro rosa será realizado no Terminal da Fonte testes de glicemia e colesterol, assim como a aferição de pressão arterial. Os interessados poderão realizar os testes das 9 às 17h, até o dia 23.

A Secretaria de Saúde também vai promover a Caminhada Outubro Rosa, que terá a largada na Praça Cleve às 9h, sexta-feira. No sábado (24), acontecerá o Dia D da campanha “Sua saúde está em suas mãos”, onde as Unidades Básicas de Saúde estarão coletando exames preventivos de câncer de colo uterino e solicitações de mamografias. “Eventos como esses são importantes para as mulheres dedicarem um tempo a si próprias. Como o câncer de mama é o de maior prevalência nas mulheres, muitas acabam descobrindo quando ele já está desenvolvido, mas se elas descobrem o câncer no começo o tratamento é muito mais simples e rápido”, alerta a estudante de enfermagem, Janaina.

E para encerrar a programação da semana, será realizada domingo (25), às 7h30, pelo grupo Divas do Asfalto, a I Corrida e Caminhada de Combate ao Câncer, com saída na Lagoa das Lágrimas. “Eu pretendo participar da corrida, sempre faço minhas caminhadas no Parque do Lado, e acho  importante participar desses eventos  dedicados às mulheres”, diz a dona de casa, Maria Fernandes.   

As inscrições para a I Corrida e Caminhada de Combate ao Câncer podem ser feitas até dia 22 na Secretaria de Esportes, que fica no Ginásio Municipal Joaquim Prestes; na loja Lado a Lado Modas, que fica na rua Marechal Floriano Peixoto, 1471, Centro. O valor é 1 kg de alimento.


Programação

Dias: 19 a 23 (segunda a sexta-feira)
Atividade: Orientações, teste de saúde e panfletagem
Local: Terminal da Fonte
Horário: 8 às 17h

Dia: 23 (sexta-feira)
Atividade: Caminhada Outubro Rosa
Local: saída da Praça Cleve
Horário: 9h

Dia: 24 (sábado)
Atividade: Dia D Outubro Rosa, com coleta de exame preventivo de câncer de colo uterino e solicitação de mamografias
Local: Todas as UBS
Horário: 8 às 17h
Dia: 25 (domingo)

Atividade: I Corrida e Caminhada de Combate ao Câncer
Local: Lagoa das Lágrimas

Horários: largada da corrida às 7h30, e da caminhada às 8h


Texto: Amanda Bastos Maciel
Foto: reprodução internet

16.10.15

Guarapuavano é reconhecido através do Prêmio Bom Exemplo 2015

Projeto que leva a música para alunos de escolas municipais de Guapuava é premiado em segundo lugar

Zaque em uma das escolas participantes do projeto

Mais de 500 trabalhos foram inscritos no Prêmio Bom Exemplo 2015, e nesta terça-feira (13) os vencedores do concurso, realizado pela RPC, em parceria com a Fundação Dom Cabral, foram revelados.  

Entre eles estava o guarapuavano Ezaquias Ferreira de Freitas, o Zaque, que alcançou o segundo lugar na categoria Educação com o projeto Homem de Lata, realizado em 10 escolas municipais de Guarapuava. “O projeto funciona nas escolas através do contra turno e o objetivo é formar músicos percussionistas, contribuir para a redução do índice de marginalidade e formar cidadãos conscientes com seu papel sócio artístico”, ressalta Zaque.

Os instrumentos são feitos com objetos recicláveis, como galões de plástico e latas de metal, e tudo é feito em parceria com a Secretaria de Educação de Guarapuava. ‘’Quando as crianças estão envolvidas pela música no ambiente escolar, a disciplina e a concentração aumentam. As crianças aprendem a ouvir, sua capacidade psicomotora se expande e assim elas relacionam a escola com atividades prazerosas”, afirma a orientadora educacional da Escola Municipal Hildegard Burjan, Adalgiza Bonavigo Pollyak.

Além dos alunos se divertirem, também adquirem conhecimento através do projeto. “Jamais imaginaria que poderia sair som de uma lata, a ideia que o Zaque teve foi muito legal”, conta o aluno Rodrigo de Paula.


Segundo Zaque sua função nesse projeto e levar um pouco de consciência social e artística para os pequenos, fazer com que eles não enxerguem esse material como lixo, mas sim como arte. "Ser reconhecido entre tantos trabalhos é uma emoção muito grande. Dá um ânimo maior para continuar trabalhando e fazendo o que eu gosto. O prêmio é ver nosso trabalho sendo valorizado", finaliza.





Texto: Amanda Bastos Maciel
Foto: Reprodução RPC 


 
| Design by Free WordPress Themes and Kurpias| Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes and Kurpias |