28.1.16

Descubra Guarapuava – Parte I

Últimas semanas de férias para alguns, muitos viajaram, outros ficaram atualizando séries e filmes ainda de 2015. Mas e você?

Se a ideia é aproveitar bem essa season finale antes de voltar a rotina, o GorpaCult separou três parques para você passear por Guarapuava com amigos e família.

Foto: Karina Kaneko

A Lagoa das Lágrimas é o primeiro destino para quem busca um lugar tranquilo e central para aproveitar. Conhecida também por causa da lenda da serpente, pode ser uma boa escolha para tomar um chimarrão, rever amigos e, até mesmo, caminhar. No local você ainda encontra a locação de pedalinhos com o custo de R$5 por pessoa. E, quando a fome chegar, há o famoso sorvete de suco de morango por R$2,50.
“É um lugar calmo. Eu acho muito bonito, repleto de árvores e quando criança eu sempre gostei muito mais da Lagoa. Até mesmo as fotos do terceiro ano do colégio foram tiradas lá. Um lugar marcante” – Matheus José (estudante)
Outra opção é o Parque Natural Municipal das Araucárias que foi criado em 1991 para abrigar um remanescente da floresta com Araucárias, espécie ameaçada de extinção. O ambiente conta com duas trilhas para quem está animado para uma caminhada, sendo uma com 1076 metros e a outra com 1214 metros, permitindo aos visitantes o contato direto com a flora e fauna.

Foto: Luan Grofoski

O parque conta com alguns viveiros de mudas e, também, com um Museu de Ciências Naturais, composto por materiais de várias partes do Brasil. Seu funcionamento é das 8h às 17h.

Já terceira opção que o GorpaCult separou foi o Parque do Lago. Um lugar amplo, perfeito para piqueniques. Durante a semana, muitas atividades podem ser encontradas na Usina do Conhecimento. Aos domingos, acontece as “Tardes Musicais” que dão ritmo e sonoridade para quem passa por ali. E ao redor do parque é possível encontrar algumas opções de lanche, como sorvetes, açaís, água de coco, etc.

Foto: Karina Kaneko

E, em 2015, foi autorizado a prática de esportes náuticos no parque, como caiaque, stand up e remo. Além disso, há dois campos de areia, uma pista de skate, uma quadra de basquete e, também, academia da melhor idade.
“Acho um lugar bacana devido a diversidade de atividades físicas que podem ser realizadas no Lago” – Patrick Folador (fisioterapeuta)

Não fique parado, conheça Guarapuava!

Para mais informações, entre em contato com a Secretaria de Turismo de Guarapuava pelo 42 3621-3095.

Texto: André Justus

15.1.16

Estudantes de Guarapuava mostram a cara no YouTube

A maioria conhece como vloggers, alguns chamam de vlogueiros e outros de youtubers, mas o amor é o mesmo. São internautas apaixonados pela produção de vídeos pessoais para a internet. Alguns comentam sobre assuntos gerais, como vida e rotina, enquanto outros são específicos, como dicas de beleza e games.

O primeiro vlog foi criado pelo americano Adam Kontra, em 2000, mas foi com o lançamento do site YouTube, em 2005, que veio a sua popularização. No Paraná alguns nomes são reconhecidos nacionalmente nesse área, como Kéfera Buchmann (5minutos) e Wakko Puro Osso (Canal do Purosso).

Em Guarapuava, o nosso blog conheceu dois estudantes de comunicação que encontram um tempo entre a faculdade e trabalho para darem exemplo na web. Apaixonada pela música sertaneja, fã de carteirinha do Luan Santana e, agora, criadora do Põe no 12. Fernanda Szeremeta (20) sempre acompanhou vlogs famosos, mas admite que demorou para tomar coragem e criar seu próprio projeto, foi unindo essa paixão por vídeos e sertanejo que encontrou a oportunidade perfeita para dar o primeiro passo na carreira.

Fernanda criou o canal Põe no 12

O canal possui apenas 5 meses, mas já conta com 100 seguidores que acompanham seus vídeos semanalmente toda quinta-feira. O nome Põe no 12 surgiu de uma expressão encontrada em várias músicas sertanejas. “Eu ainda pretendo fazer um vídeo explicando o nome. Mas descobri que o 12 é o volume máximo de alguns sons automotivos, então quando você gosta muito de uma música, você ouve ela alto”, comenta Fernanda.
“A experiência está sendo legal, porque eu não sei tudo sobre sertanejo. Então eu acabo pesquisando mais e conhecendo ainda mais esse ritmo que eu amo. Botei no 12 o sertanejo!”
Tem como ferramenta principal o humor, fã de Chico Anysio e Chaplin e responsável pelo Jota Show. João Antonio Franz (21) é outro estudante que tem chamado atenção no YouTube. Foi em 2007, aos 14 anos, que começou a produzir vídeos para a internet de mímicas, efeitos de “mágicas” e recriações de cenas do comediante Jerry Lewis.

"Perdi mais da metade dos primeiros vídeos, 
incluindo o primeiro que fiz" diz João

O seu canal reúne entrevistas, paródias, esquetes, comerciais, reportagens e o hilário Jornal Informal, trazendo a comédia para suas produções. “Sempre quis fazer um programa de humor do meu jeito, onde faço todos os personagens contracenando e dialogando comigo mesmo. Jota Show é basicamente o significado do programa, o show do Jota, no caso, eu mesmo”, comenta João.
“Chico Anysio me ensinou muito em termos de humor, além de roteiros, atuação e comportamento”
Seu projeto já foi transmitido pela Tv Beltrão, em Francisco Beltrão, sendo que há possibilidade para uma segunda temporada do Jota Show, além de, um especial de fim de ano. “Tive um amável apoio dos meus amigos da imprensa local e várias pessoas falaram sobre o programa, algum elogio e cumprimento. No fim das contas, foi mais satisfatório do que eu esperava, mas não chegou a ser um sucesso”, admite.

Os 730 inscritos do seu canal no Youtube dizem o contrário e provam o tamanho do seu talento para o humor. Nas palavras do seu ídolo Chico Anysio “sorrir é, e sempre será, o melhor remédio”. Continue assim (:

Confiram dois vídeos dos estudantes e sigam seus canais:





Texto: André Justus

 
| Design by Free WordPress Themes and Kurpias| Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes and Kurpias |