26.9.17

Paulo Leminski
Resultado de imagem para paulo leminski
         Curitibano, Paulo Leminski (1944-1989) foi um escritor brasileiro que se consagrou através de “Catatau”, também professor e tradutor.
            Filho de Paulo Leminski e Áurea Pereira Mendes, ingressa em um mosteiro aos 12 anos, onde começou seus estudos de: Latim; teologia; filosofia e literatura clássica. Em 1963, vai para Belo Horizonte após abandonar o Mosteiro, participa então da Semana Nacional da Poesia de Vanguarda, onde conhece os criadores da Poesia Concreta, tendo então um grande incentivo. Após isso em 1964 tem seu primeiro poema publicado em uma revista que passava pela edição do Concretistas, no mesmo período, consegue exercer a função de professor de história e de redação em cursinhos pré-vestibulares.
            Em 1976 publica seu primeiro sucesso, o romance Catatau, nessa época trabalhava como diretor e redator de publicidade, e publica seus textos em revistas alternativas.
            Paulo ficou famoso principalmente pelo seu jeito de escrever poesia, pois criou uma maneira única, onde brinca com trocadilhos ou ditados populares, usa muitas vezes de uma linguagem tida como chula. Além de seus poemas diferenciados, também escreveu a Biografia de Matsuô Bashô. Escreveu também letras de músicas, em parceria com grandes nomes como Caetano Veloso. Também exerceu grande atividade como crítico literário e tradutor, trazendo para o português grandes obras de nomes conhecidos como James Joyce entre outros.
             Em 7 de Junho de 1989, em consequência de uma cirrose hepática que já o acompanhara por anos, Paulo Leminski falece, deixando grandes obras para nossa literatura:


Catatau (1976)
Não Fosse Isso e Era Menos/Não Fosse Tanto/e Era Quase (1980)
Caprichos e Relaxos (1983)
Agora é Que São Elas (1984)
Anseios Crípticos (1986)
Distraídos Venceremos (1987)
Guerra Dentro da Gente (1988)
La Vie Em Close (1991)
Metamorfose (1994)
O Ex-Estranho (1996)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
| Design by Free WordPress Themes and Kurpias| Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes and Kurpias |